quinta-feira, 6 de março de 2008

Faça o inglês parte da sua vida!

Aprender idiomas é mais uma questão da sua postura, da sua atitude para com relação à língua do que seus estudos em si. Quando defendo que cursinhos de inglês não vão te ensinar e que você só vai gastar seu dinheiro a toa, podemos ver isso mais claramente se pensarmos nos estudantes que fazem cursinhos e de fato aprendem inglês, e nos que fazem os mesmos cursinhos durante anos e anos e não aprendem absolutamente nada.

Os primeiros que aprendem, vão muito além do cursinho, o envolvimento deles com a língua é muito maior do que a simples sala de aula. A sala de aula é só um momento para estudar o "inglês do livro", "praticar com a professora", "tirar dúvidas", etc. Mas de fato ninguém aprende dentro da sala de aula. Eu tenho uma amiga que fala inglês muito bem e já me disse muitas vezes: "Fiz anos de cursinho, mas aprendi mesmo assistindo Friends centenas de vezes!". E de fato, os estudantes que aprendem bem sempre usam o inglês diáriamente em suas ativides, normalmente fazendo coisas que gostam.

Já os que não aprendem, costumam normalmente ir nas aulas e deu. Somente passam 2 ou 3 horas por semana dentro de uma sala de aula esperando que magicamente aprendam inglês, o que obviamente não acontecer! Se você é assim, se fez anos de cursinho e não aprendeu nada, calma aí meu amigo, ainda há salvação! Não é na sala de aula que você aprende, você aprende quando assisti aquele filme que gosta várias vezes, escuta as músicas que gosta, fica até as 4 da manhã jogando videogame, etc, etc, etc. Claro que sendo essas atividades em inglês!

O que eu tento dizer com isso? Que mais que tudo, inglês tem que ser parte da sua vida! Inglês não pode ser algo que você faz enquanto leva sua vida, inglês tem que ser a sua vida! Você temque escutar músicas em inglês, tem que escutar rádio em inglês, ver filmes, seriados, TV em inglês. Tem que ler em inglês, escrever, falar, etc. Se você não leu "Como eu aprendi inglês sem estudar", leia agora. Eu aprendi e continuo a aprender inglês sem estudar, sem aulas, sem livros, sem exercícios, tarefas, etc. Porque eu uso inglês diariamente! Mesmo estudando japonês full time, todos meus materiais são em inglês, assim eu acabo sempre praticando!
Faça o inglês parte da sua vida, e logo você vai notar a diferença!

Gostaria de receber dicas de Inglês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar "Assinar"

Um comentário:

Paulo Cassiano disse...

Por falar em "rádios em inglês", quais você custuma ouvir online?

Forte abraço,