sábado, 23 de fevereiro de 2008

Inglês - Por onde e como começar?

Um dos leitores do Como Aprender Inglês Online me mandou um e-mail com perguntas muito interessantes, assim resolvi colocar o e-mail aqui no blog, em forma de post, e responder, servindo de ajuda não somente para quem me mandou o e-mail, mas também para outros leitores com as mesmas dúvidas:

Olá Mairo, tudo bem?

Li todos os textos que você publicou no blog. Mas, ainda assim estou procurando uma espécie de "guia" para começar a estudar inglês "de fato". Sei algumas palavras e algumas regras gramaticais, fruto de uma vida inteira estudando o verbo 'to be' nas escola brasileiras... O que preciso (eu e a torcida do Palmeiras também!) é aprender a me comunicar oralmente em inglês. Preciso aprender a ouvir e a falar. Destravar tanto meus ouvidos quanto - e principalmente - minha língua!

Sei que vivemos numa espécie de "aldeia global", onde a Internet acabou com os muros e fronteiras entre os países. Logo, não tenho mais desculpas para não aprender a me comunicar oralmente em inglês. Então, qual é a minha dificuldade? O que eu preciso é me organizar, e é justamente isso que gostaria de te pedir: dicas sobre como organizar meus estudos. Informação, ela existe "aos teras" (um 'terabyte' é igual a um milhão de 'gigabytes'). Agora, e "método"? Bem, a quantidade deles é bem menor. E métodos eficazes para 'listening' e 'speaking'? Desconheço...

Você me dá algumas dicas?

Tenho muito a meu dispor: uma conexão em banda larga com a Internet, um headset, sou extrovertido e comunicativo e gosto de aprender. Só não tenho dinheiro (nem saco!) para fazer um curso de inglês. Agora, como me organizar para aprender? Que dicas você pode me dar? Quanto tempo estudar por dia? COMO ESTUDAR? Usar ou não usar 'flashcards'? E como tirar maior proveito deles? Como melhorar meu 'listening': ouvindo primeiro para depois ler, ou lendo primeiro para depois ouvir?

Enfim: como estudar inglês com foco na comunicação oral? Você teria tempo e paciência para me mostrar "o caminho das pedras" (que eu 'trocadilhamente' chamei de "the way of the rocks")?

SE VOCÊ ESTIVESSE COMEÇANDO HOJE A APRENDER INGLÊS, COMO VOCÊ FARIA PARA, DESDE O ÍNÍCIO, ESTUDAR CORRETAMENTE, COM FOCO EM 'LISTENING' E EM 'CONVERSATION', USANDO OS RECURSOS QUE A TECNOLOGIA NOS OFERECE HOJE EM DIA?

Fui claro quanto ao que procuro? Posso contar com suas dicas?

Eu creio que as dúvidas do e-mail são muito boas, pois mostram que o autor deseja estudar inglês corretamente, sem passar anos usando um método ruim e gastando dinheiro. O que eu diria primeiramente sobre o assunto é que estudar línguas é algo muito mais simples do que parece. Não há diferenças entre os estudos de um iniciante e de um avançado. Por mais que professores gostem de incluir estudos sociais, estudos de gênero, etc., no aprendizado de línguas, isso é mero blá blá blá acadêmico. Aprender uma língua consiste basicamente em aprender palavras e como estas funcionam juntas para transmitir significados. Muito vão discordar, mas se você pensar um pouco vai ver que um idioma são simplesmente palavras e mais palavras, e que estas tem significados. Assim o que você deve fazer? Simples, aprender palavras, mais nada! Você aprender uma, duas, três... e assim por diante. Quanto souber umas 20 mil vai estar super afiado no idioma. Não importam regras de gramática, não importam exercícios, provas, estudos sociais, de gênero, o que seja! Se você não concorda, então aprenda 20 mil palavras em inglês e só depois venha discutir comigo.

Porém, se você aprender essas palavras somente ouvindo, não vais saber ler. Se aprender somente lendo não vai conseguir ouvir, não é mesmo? Aí é que você combinar o aprendizado de palavras com práticas de leitura e de escuta. Textos que tenham áudio podem ajudar muito! Eu penso que todo material deve trazer áudio para você poder "escutar" o texto. Você tem que garantir que todo texto que você consegue ler, você também consegue escutar e entender! E para isso textos lidos por falantes nativos numa velocidade normal [não texto lidos devagar] são os melhores. Mas e como fica a fala nisso tudo? A fala é uma consequência de escutar e ler, e que necessita somente de oportunidade! O aluno que for capaz de ler e entender tudo em inglês, vai logo aprender a falar, basta ter a oportunidade e a necessidade. Treinar a fala quando não se tem o mínimo vocabulário pode acabar com toda a motivação do estudante. Isso é uma das coisas que os alunos tem mais dificuldades de entender: que escutando e lendo, você vai falar e escrever quando precisar! É algo do tipo "não me pergunte o porquê, simplesmte faça isso, você vai me agradecer no futuro".

Outra coisa muito importante é o assunto desses textos. Embora no início seja difícil você fugir de livros didáticos e materiais pré-fabricados, a direção dos estudos deve ser deixar essas materiais o mais cedo possível e estudar com contúdos autênticos e do seu interesse. Ler algo que é do seu interesse aumenta em muito os resultados. Você vai ler não somente porque quer estudar, mas sim porque gosta do assunto, porque aquilo é interessante para você. Em línguas, motivação é uma das coisas mais importantes, se não for a mais importante!

Fazendo um pequeno resuminho, o que você precisa fazer basicamente?

1. Aprender palavras, palavras e mais palavras!
2. Usar materiais do seu interesse, que contenham texto e áudio!

Assim, se você focar seus estudos em aumentar o número de palavras que você sabe, sempre usando materiais em forma de texto e áudio, com certeza estará no caminho certo! Porém ainda são precisos mais alguns avisos e recomendações. Primeiro quanto a questão de palavras. Nunca estude palavras soltas, nunca faça listas de palavras! Estude palavras em contexto, em frases e textos! Palavras soltas, exercicios, provas, etc... Esqueça tudo isso. Procure textos e aprenda o que as palavras significam nesses textos, nessas frases, o que o texto em si quer dizer! Você não precisa aprender 100%, aprenda o máximo que puder, e o que não entender deixe para depois, futuramente você vai entender! Incerteza é algo constante no aprendizado de idiomas.

Quanto a frequência de estudos, o melhor conselho é "siga em frente". Regularidade é chave. Uma hora por dia está mais que bom! Se pode fazer mais melhor. Mas não passe um dia sem escutar ou ler um pouco em inglês. Fazer exercícios ou ler regras gramaticais é perda de tempo, pois você não está em contado com a língua de verdade. Em vez de fazer isso, leia e escute inglês diariamente. Com isso você vai familiarizando-se com o idioma, e o que parecia complicado vai aos poucos ficando simples! Escute uma hora de inglês por dia e em questao de alguns meses você vai estar "voando no idioma"!

Como o tópico esta ficando grande, vou para por aqui, mas deixem comentários, dúvidas, sugestões, pois eu não tenho as respostas pra tudo! E como leitura recomendada fica um post de meu outro blog: "Japonês - Por onde começar", que embora voltado para outro idioma, serve também para inglês!

Até a próxima!

Gostaria de receber dicas de Inglês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar "Assinar"


11 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mairo, e obrigado pela resposta!

Vou prestar atenção às tuas dicas.

Aproveito para perguntar mais duas coisas:

1) Que materiais/sites você conhece que tem "palavras faladas", e não somente texto, para exercitarmos?

2) Sobre o aprender das palavras "num contexto", pergunto se posso aprender através das frases do(s) livro(s) do Ron Martinez?

Forte abraço,

mairovster disse...

1. Dê um olhada em www.lingq.com e veja o que encontra.

2. Não conheço o livro, mas você pode sim começar com frases. Só é bom mesmo evitar palavras soltas, nem mesmo em frases.

Anônimo disse...

Apenas "para confirmar": Então vale a pena pagar um plano no LinQ?

Forte abraço,

mairovster disse...

Se vc vai levar a sério, sim, vale a pena!

Victonny disse...

vlw pela dica.

espero que assim eu consigo aprender inglês de uma vez por todas rs..

T+

abraços...

Elefante terrorista disse...

O que tu acha do site Livemocha?

Autor disse...

muito bom!
dá uma passada no meu blog de inglês aí
www.inglesdeverdade.blogspot.com
até mais!

Anônimo disse...

Dicas super interessante!!! parabéns pela postagem.

Cezar Romero disse...

Esse post é o resumo dos meus estudos... e confirmo o que o Mairo disse... estou no início dos meus estudos, mas já consigo ler cerca de 80% a 90% do site em ingles do Antimoon. Tenho aprendido todo dia muitas palavras, e sempre estou colocando elas no meu Anki. Eu acredito que a melhor forma de revisar o que você já sabe é simplesmente ler e ouvir coisas em inglês.

muito obrigado Mairo..

Cezar Romero

Anônimo disse...

Só pra lembrar 1 Tera é - 1.000 Gigas e não 1.000.000

day disse...

vô começar pelas musicas em inglês,o que acha?gosto mt de ouvir e tentar repetir!!!