quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Existe um curso de Inglês ideal?

curso de inglesRecentemente estava lendo o blog Inglês na Ponta da Língua e num dos posts o autor comentou que uma boa escola de inglês deve formar um aluno capaz de estudar por conta própria. Eu concordo totalmente com isso! Existem muitos cursos e escolas de inglês por aí, muitos com anos e anos de duração, porém os resultados de todos esses anos e o dinheiro investido com certeza não são dos melhores. Eu já conheci pessaos que estudaram anos de inglês e não conseguem nem manter uma conversação básica! Eu creio que isso acontece pois estas pessoas , embora tenham passada anos em escolas de inglês, na realidade não estudaram quase nada. Simplesmente sentaram e ficaram esperando que o professor enfiasse a língua na cabeça deles, tornando-se alunos completamente passivos. O pior não é isso, o pior é ver professores de línguas, que quando decidem aprender outra língua vão logo fazer aulas numa escola ou cursinho! Não deveria um professor de línguas ser capaz de estudar uma outro línguas por conta própria, depois de toda experiência que já tem?

Existe aí um problema nas escolas e cursinhos, que preocupam-se mais em formar alunos passivos, que vão ficar anos na escola (pagando a mensalidade) para não aprenderem nada, ou então, para os que aprenderem, tornarem-se professores formadores de mais alunos passivos. Isso tem que mudar! Cursos e escolas de inglês devem focar em formar alunos independentes, capaz de estudar por si mesmo! Um estudante de línguas tem que ser um aventureiro, tem que correr atrás, tem que vencer a timidez, etc. Línguas é algo diferente de matemática ou química, por exemplo, línguas são vivas e existem para serem usadas fora da sala de aula. O início pode ser meio complicado, pois você tem que encarar um "objeto desconhecido", sons, palavras e ritmos com os quais não é familiar, porém depois de um tempo isso tudo fica mais tranquilo e o estudo daí para frente consiste basicamente no mesmo, tanto para inciantes, quanto para avançados, não há mistérios. Depois de dois anos dentro de uma sala de aula um aluno deve ser capaz de estudar por conta própria!

Nesse sentido o curso ideal seria o que trabalhasse nessa direção, ensinando não somente a língua, mas também sobre o aprendizado de linguas, sobre o "como aprender". Uma vez que a aluno tenha uma noção básica do idioma e também da "habilidade de aprender idiomas", ele poderá facilmente seguir em frente sozinho!

Gostaria de receber dicas de Inglês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar "Assinar"

6 comentários:

Anônimo disse...

Também sempre achei que essas escolas de línguas só te ensinam o quanto elas querem, pra fazer você passar o máximo de tempo possível. Tem um amigo meu que tem mais ou menos o mesmo nível de inglês que eu, tipo intermediário/avançado, e ainda vai passar mais dois anos estudando numa escola dessas. Pra mim só vale o diploma final, e olhe lá.

Mais um ótimo blog, Mairo! Acho que vou aproveitar pra aprender espanhol tbm com o outro blog, além de impulsionar o inglês e o japonês...

Abraço

Inglês na Ponta da Língua disse...

Muito bom!
Assino em baixo!
Concordo em gênero número e grau!

Denilso de Lima
http://denilsodelima.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Mairo,

muito bem! concordo com tudo que você disse e também da sua atitude em aprender Inglês. Costumo dizer que o Inglês tem que fazer parte da vida de quem quer aprender.

Também mantenho um blog voltado para o tema Idioma Inglês, onde compartilho um pouco da experiência que tenho com o idioma.
Se você puder, terei prazer em tê-lo como meu visitante.

Um abraço e sucesso.
Paulo Sidney
http://www.englishcaffe.info

mairovster disse...

Obriado pelos comentários pessoal! Sempre que possível vou atualizar o blog com textos legais! Falow!

Mike Brady disse...

Não é curso, mas pode aprimorar o seu Inglês recebendo emails de Maravilha, com notícias, fatos interessantes e piadas.

http://www.maravilha.co.uk

Anônimo disse...

Achei muito bom seu post. Mas parei para refletir um pouco sobre o que comentou quanto definicao de que "uma boa escola deve formar um aluno capaz de estudar sozinho". Ate agora venho tentando aprimorar o meu ingles sozinha, mas tem sido dificil, e estou bem convencida que por mais "autodidata" que a pessoa possa ser, sempre chega um momento em que o aprendizado fica dependente da relação com outras pessoas que tenham maior conhecimento que voce sobre determinada coisa. Por outro lado, acho que um metodo bastante eficaz para o aprendizado de outras linguas seja talvez estudar no exterior. Ai ja e mais uma questao de sobrevivencia mesmo. Vc aprende o idioma porque tem que se virar pra fazer as coisas.

Abraço
Beatrice