quarta-feira, 4 de junho de 2008

Voltando ao blog, Antimoon e SRS

Faz teeeempo que não posto nada aqui no blog, nem mesmo sei se alguém ainda passa por aqui... Porém eu não esqueci do Blog nao! Recentemente eu tenho estudado menos japonês e mais inglês! Ou seja, tenho bastante coisa para falar aqui no blog! Para quem não sabe eu estou no último ano do curso de Letras - Português e Inglês, e no momento estou estagiando em duas escolas aqui em Londrina. O estágio de português acabou de acabar! Acabou ontem. Já o de Inglês está apenas começando, darei minha primeira aula na sexta feira, para uma turma de 42 alunos, muitos dos quais não tem o mínimo interesse na matéria. Pois é, esta é nossa realidade, a realidade fora dos cursinhos caríssimos de Inglês!

Provavelmente eu devo postar algo sobre minhas aulas aqui no blog, para compartilhar com vocês meus sucessoes e falhas no ensino de inglês. Bom, mas ainda, além de tudo, sou um estudante, minha carreira de professor está apenas começando. Tratemos então do que importa: Como Aprender Inglês!

Minha recomendação de hoje é o site Antimoon: How to learn English Effectively. O site foi um dos grandes inspiradores do blog do Katsumoto, que é sobre língua japonesa, mas segue uma filosofia criada pelos poloneses loucos do Antimoon. Muitas das idéias apresentadas no Antimoon vão contra o que a grande maioria dos professores de inglês pensam, porém ainda sim eu creio que os bons professores vão concordar com as idéias do site. Dentre as dicas apresentadas no site, o mais forte é a do uso dos SRS [Spaced Repetition System], que são basicamente programas de memorização. O site fala muito do Supermemo, porém este é pago, eu mesmo nunca usei. Minha recomendação é o Anki, que é muito bom e completamente free.

Eu devo tratar melhor de todos estes assuntos nos posts futuros, assim fiquem atenteos. Enquanto isso vocês podem dar uma lida no Antimoon para entender melhor!

2 comentários:

Dyenny disse...

Nossa...e vc vai enfrentar um aula agora...mais vai dar td certo, o ruim é o desinteresse msmo, as veses me arrependo de ñ ter prestado atenção em ingles na escola ...rsrsrs, mais agora to estudando, começei a pouco tempo mais estou estudando sozinha.
Tomara que dê td certo pra ti e sua carreira.
Sucesso.
Bju

Cezar Romero disse...

O Antimoon é bom mesmo... eu estou dando uma lida lá. Mesmo ele sendo ingles eu estou conseguindo ler cerca de 90% ou mais, isso tem me motivado mais ainda a estudar. As palavras desconhecidas que aparecem no site eu tenho traduzido e colocado no ANKI.

Vlw pela dica , Mairo. Essa foi de arrasar mesmo