quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Melhorando seu listening em Inglês!

É bastante comum encontrarmos pessoas que conseguem ler em inglês, e muitas vezes conseguem ler textos difíceis, mas que na hora de escutar algo ficam apavoradas e não entendem nada! Listening é algo muito mais simples do que normalmente os estudantes pensam, é algo que necessita apenas prática, mais nada! Listening é quase que "ler com os ouvidos": você precisa se acostumar aos sons da língua, ao ritmo, a maneira como que os sons se juntam, etc. Não existe um segredo ou mesmo exercícios para isso. A única solução é praticar, praticar e praticar!

Mas essa prática deve ser feita de modo correto, pois simplesmente sentar e escutar algo que você não entende nada não vai ajudar. O melhor modo de aumentar sua compreensão oral é escutar o máximo possível de inglês "understandable" [compreensível]. É por isso que eu defendo sempre o uso de materias que tragam não somente textos, mas também áudio. Depois de estudar o texto "morto" no papal, você pode então estudar o texto "vivo" escuntado o áudio, a língua de verdade! Uma vez que você já leu o texto, já procurou as palavras que não sabe, vai ter facilidade de compreender o áudio e logo vai entender tudo, por mais rápido que seja lido. Uma coisa interessante é quanto não temos prática suficiente, os sons paracem uam coisa só, porém conforme vamos escutando vamos notando as "separações", onde começa uma palavra e termina outra, etc.

Hoje em dia os cursos são muito voltados para o "papel", e deixam o listening muito de lado. Eu vejo isso na faculdade, onde quase não é cobrado o listening. Eu creio que o aluno que focar desde o início em tanto reading quanto listening, vai ter muita vantagem sobre aqueles que somente estudam com livros. Atualmente, com a internet, listening pode trazer muitos vantagens, abrir muitas portas. Você pode assistir vídeos, escutar rádios, podcasts, ver filmes, etc. Tudo em inglês! É como um novo mundo que se abre para você! Porém praticar o listening exige que você não tenha medo do idioma. Muitas pessoas quando pensam em ver um seriado, um filme, etc, por mais que saibam inglês acabam sempre procurando a legenda. Se você sabe inglês, mesmo que saiba somente ler, tente ver em inglês aquele filme que gosta, com certeza você vai se suspreender com o quanto pode entender. Depois você pode ver de novo com legenda, para pegar partes que não entende. Mas ainda assim essa atitude é necessária, de não temer o listening.

Fica minha dica, procure escutar inglês diáriamente, seja com filmes, rádios, podcasts, internet, etc. Mp3 players podem ajudar muito, pois você pode escutar enquanto faz outras coisas! Se você fizer digamos que uma hora por dia, em questão de um ou dois meses já vai estar "voando em inglês"!

Gostaria de receber dicas de Inglês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar "Assinar"

2 comentários:

Frederico Vasconcelos disse...

Melhorei enormemente minha audição para o inglês por meio de podcasts. Um dos melhores sites para baixar os podcasts é o www.eslpod.com - o host (apresentador) conta uma estória cheia de expressões idiomáticas do cotidiano dos americanos. Depois analisa cada parte do texto. Por fim, a estória é contada em ritmo de um nativo, com velocidade maior. Excelente. Há textos para as mais diversas situações (inglês numa farmácia, num casamento, num avião, num restaurante, no trânsito and so forth) Recomendo.

Anônimo disse...

Valeu pela dica! Nós que estudamos inglês nos sentimos frustrados quando damos um banho no quesito compreensão, mas não entendemos nada na hora de escutar.O caminho é treinar e treinar!

Abraços